quarta-feira, julho 08, 2020

Home Office do Professor e a criatividade em destaque

Inteligência Educacional

Quantas mudanças não é mesmo! Quem poderia imaginar que hoje a aulas presenciais estariam temporariamente suspensas, ocasionadas pela pandemia causada pelo COVID-19. Todo o cenário causado pela pandemia impactou na vida de milhares de pessoas, que mudaram os hábitos de vida, “reinventando” novas formas de interagir e trabalhar. E com o professor a mudança também não foi diferente, para não dizer brusca. Antes acostumado às salas de aula, recreio, escutando  atentamente os alunos para garantir a interação e o aprendizado. E, de repente ficamos sem tudo isso e fomos trabalhar em casa (Home Office), adotado hoje por empresas , e quem diria também pelo professor.

É indiscutível que nenhum educador estava preparado para conduzir as aulas dessa forma, assim como os alunos também não estavam preparados para assistir às aulas online, mas pelo momento que estamos passando tornou-se indispensável essa modalidade de ensino. Por isso manter a saúde emocional é fundamental para administrar esse momento que estamos passando, Com certeza é um aprendizado para todos nós, pois estamos diante de um desafio que irá nos trazer possibilidades de encontrarmos novos caminhos que de hoje em diante serão fundamentais tanto na educação como em outras áreas. Oportunidade essa que nos possibilita reinventar a nossa profissão, sendo que muitos professores já se adaptaram a esse novo método de ensinar dentro da sua própria casa

Home Office é a palavra do momento, mas afinal você sabe o seu significado? Home Office significa trabalho em casa. Para você professor, como tem sido esse trabalho em casa? Para que esse desafio seja vencido com sucesso é essencial reformular a rotina e para isso temos que ter em mente várias práticas socioemocionais.

A ONU há algum tempo já previa que teríamos algumas atribuições socioemocionais importantes em todas as profissões que, nas atuais circunstâncias irão fazer a diferença na saúde mental da população.

Por muito tempo pensamos que essas seriam as habilidades socioemocionais  para o futuro, porém diante do cenário atual é indiscutível a relevância dessas habilidades socioemocionais para os educadores daqui pra frente. Destacamos aqui a Home Office do professor tendo como qualificação a sua criatividade, a qual será sua grande aliada na rotina das aulas.

Destacamos a criatividade que será sua grande aliada para elaborar a rotina das aulas. Criatividade é uma nova maneira de olhar, pensar e vivenciar as situações que se apresentam no momento.
Ser criativo não é necessariamente ter grandes ideias e promover transformações na escola ou em casa. Procurar, refletir e buscar novas ferramentas e estratégias de forma gradativa, isso sim é ser criativo. Trabalhar em equipe e escutar atentamente a ideia do colegas é um ponto importante para o crescimento do professor nas mais variadas situações.

Criatividade é uma aptidão a ser ensinada na escola para os alunos e muito praticada pelos professores, pois o próprio movimento de inovação e adaptação às mudanças já é um ato criativo,

A humanidade ingressou em uma nova era e milhares de pessoas estão trabalhando de suas casas devido ao coronavírus. E com o intuito de apoiar e professor a se adptar a essa nova rotina compartilhamos algumas práticas para o Home Office no e-book (Clique aqui e veja o ebook). Vamos conhecer essas práticas?

Estamos vivendo um tempo desafiador e nutrir emoções positivas e criativas irão ajudar
na saúde emocional para enfrentar essa fase. As duas podem ser a peça chave para manter a produtividade e o equilíbrio na vida pessoal e profissional.

Dentro do site da Inteligência Educacional https://inteligenciaedu.com.br/downloads/, vocês encontrarão algumas sugestões de planners e o e-book Home office especial para o cenário atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *